Tulipas, jacintos, narcisos de todas as cores se estendem até o horizonte ao longo da estrada pelo oeste da Holanda país repleto de lagos e belas paisagens.
Iniciamos o nosso périplo Holandês de autocaravana no sul do País, visitamos Dordrecht, armazéns antigos e as ruas comerciais comemoram a rica história desta cidade à beira mar.
A rica história Dordrecht ainda é visível quando se passa pelos antigos portos, monumentos e museus de Dordrecht. Uma das atrações imperdíveis a Grande Igreja (Grote Kerk), a famosa coleção de pinturas do Museu Dordrechts, o lindo interior da antiga casa do prefeito 'Huis van Gijn' e o mosteiro Agostinho do século XIII 'Het Hof'.
Dordrecht é melhor descoberto a pé. Atravez do percurso pedestre existente denominado 'Rondje Dordt', trata-se de uma caminhada sinalizada que passa pelos portos, monumentos, pontos históricos e ruas comerciais atraentes.
Perto de Dordrecht fica a esplêndida reserva natural do Parque Nacional de Biesbosch , e os famosos moinhos de vento de Kinderdijk
Kinderdijk
Se visitar um moinho de vento não está no topo da lista de coisas a fazer na Holanda, então deveria estar.
Dezenove magníficos moinhos de vento, construídos por volta de 1740, fazem parte do sistema de água para evitar inundações.
Em 1997, foram simbolizados Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os moinhos de vento Kinderdijk foram construídos para manter secas as terras baixas de Alblasserwaard. Dispostos um em frente ao outro, eles formam uma imagem icônica holandesa. Além disso, pode ver os diversos cursos de água, diques, moinhos e eclusas e descobrir como os holandeses têm aproveitado a água e seu benefício há mais de 1000 anos.
A nossa visita aos moinhos de vento de Kinderdijk foi feita a pé, visitamos os Museum Mills e assistimos ao filme exibido em telas no 'Hulpgemaal De Fabriek'.
Também é possível fazer um percurso de barco ao longo dos moinhos.
Dos moinhos de vento de Kinderdijk seguimos para a cidade portuária de Rotterdam, uma cidade com muitas faces, incluindo a badalada vida noturna, cidade moderna e comercial e também cidade de artistas. Mas, acima de tudo, Rotterdam é a cidade da arquitetura da Holanda, na qual a inovação é central e o horizonte está em constante mudança.
Com vista para os arranha-céus, observando o mapa da Holanda, optamos por seguir as instruções e seguimos para a cidade de Gouda!
Percorridos 41 Kms desde o início da nossa rota, seguimos pelas estradas holandesas rumando na nossa autocaravana para Gouda, cidade do famoso queijo Gouda holandês.
Volte no tempo no mercado de queijo Gouda
Na visita ao mesmo mercado onde noutros tempos fora pela primeira vez transaccionadas as incríveis rodas de queijo, transportadas ainda hoje por carroças, negociados da forma tradicional na praça em frente à bela antiga Câmara Municipal de Gouda. Os agricultores e comerciantes batem palmas para garantir a venda. O mercado do queijo em Gouda é realizado nas manhãs de quinta-feira, de abril final de agosto (exceto feriados nacionais).
Uma caminhada pelas ruas históricas de paralepípedos revela alguns tesouros da moda, como Den Gouwen Aar, prova de cerveja artesanal na sala de experimentação de cerveja ou compra de cerveja Gouda.
Entre pátios escondidos, canais lindos e lojas bonitas do comércio tradicional assim foi percorrida a nossa visita a Gouda, O Stroopwafels, o delicioso lanche holandês, também foi inventado nesta cidade.
Depois de uma avaliação de iguarias, nada melhor que uma noite bem dormida.
Para encontrar o sítio de identificação de parques para autocaravana existem APP's como o Park4Night , ou uma aplicação Holandesa a Camper Contact onde poderá descobrir parques de pernoita e serviços para autocaravana em toda a Europa.
Dois dias após a nossa chegada, seguimos a nossa rota em direção a Delft
Começamos o dia em Delf com um café e uma torta de maçã caseira no 'Uit de Kunst' (Oude Delft 140). frente ao café fica uma cabine onde um artista diferente expõe cada mês. Também é chamado por brincadeira "o menor museu do mundo". Passamos ao longo do canal até à parte mais fotogénica de Delft, na esquina da Nieuwstraat com a Wijnhaven, tiramos algumas fotos e continuamos o percurso a pé até Koornmarkt 113, onde embarcamos num barco turístico para um passeio pelos canais de Delft. (tour de abril a outubro)
É hora de almoço, entre um arenque holandês nos bancos de peixes (Camaretten 2) ou uma porção de poffer 'Bill Clinton (Markt 34) ABC Gulden (Markt 34), ainda bem' que optamos por esta refeição, porque a seguir à ABC Gulden (Markt 34) subimos os 365 degraus do Nieuwe Kerk para uma vista magnífica que se estende de Rotterdam.
Terminamos o nosso dia em Delft com uma boa refeição. Primeiro com um copo de cerveja para refrescar a alma e uma dose de bitterballen no café De Wijnhaven (Wijnhaven 22), seguida de optamos por uma experiência borgonhesa em Stadsherberg de Mol (Molslaan 104), onde nos vestimos com roupas medievais e aperitivo que bastante com as mãos, uma experiência divertida onde no meio de sorrisos e de um ambiente festivo terminamos a noite.
No dia seguinte seguimos a nossa rota pré estabelecida até Leiden
Na cidade universitária de Leiden com seus belos museus, canais e 'hofje's e pátios internos.
Leiden também é a região dos bulbos de flores! Foi nesta cidade que iniciamos a nossa Rota das Flores.
De Leiden até Haarlem, o ponto mais ao norte da Rota Bollenstreek - também conhecida como Rota Bloemen (Rota das Flores) - percorremos aproximadamente 40 quilômetros até Haarlem, neste percurso observamos a mais bela concentração de campos de flores.
O show começa em final de janeiro, quando aparece o primeiro açafrão. Estes são seguidos por narcisos, e jacintos. Íris e tulipas começam no início de Maio, seguidas por Gladíolos, Dálias e Lírios perfumados. A rainha desta extravagância de flores incessantes é uma tulipa, explodindo em todas as cores de doce. uma série de aldeias empenadas de Vermeer que enriquecem com a indústria de flores; e duas cidades elegantes, Leiden e Haarlem, suportam tanta história e beleza à beira canal por quarteirão quanto ao próprio Amesterdão. Tudo isso torna uma viagem curta, densa em atrações e rica o suficiente para alguns belos dias de passeios turísticos. Vendedores de flores montam barracas ao longo da estrada e vendem guirlandas para enfeitar as viaturas.Mas não são apenas os canteiros de flores que tornam esta época de arregalar os olhos. O que também apreciamos ao longo da rota foi a indústria robusta de bilhões de euros que aquelas flores podem possivelmente ser sustentam: as casas de leilão que vendem as flores; os jardins públicos que exibem as flores; os museus e jardins privados que celebram a tradição hortícola;
Mapa do nosso precursor
Na nossa Rota das Flores visitamos:
A - Dordrecht, B - Kinderdijk, C-Gouda, D-Rotterdam, E-Delft, F-Leiden - G-Hallam e H-Amsterdam
Está muito bem documentado mas falta as coordenadas que são muito úteis.
ResponderEliminar