Serra da Estrela paisagens de cortar o folego

De autocaravana fomos visitar os picos da Serra da Estrela são as montanhas mais altas de Portugal, elevando-se dramaticamente a sudoeste da Guarda.


A Serra da Estrela oferece algumas das paisagens naturais mais dramáticas de Portugal.


Estas imponentes montanhas de granito incluem o ponto mais alto de Portugal (Torre 1993m), profundos vales glaciares e pitorescas aldeias agrícolas.


A serra é basicamente um alto planalto alpino recortado por vales de onde emanam dois dos maiores rios do país, o Mondego e o Zêzere – os únicos rios que nascem e terminam em Portugal e não atravessam a fronteira com Espanha. 





As montanhas logo se impõem a qualquer aproximação, enquanto os flancos inferiores de ambos os lados da serra revelam uma colcha de retalhos de pequenas aldeias que conservam muito charme.

O Parque Natural da Serra da Estrela, que se estende por cerca de 55 km de norte a sul e cerca de 25 km de leste a oeste no seu ponto mais largo. De oeste, o acesso é feito pela N17, pelas pequenas vilas de serviço de Seia ou Gouveia e depois pelas estradas de alta montanha, no interior do parque as aldeias mais pequenas do flanco ocidental de Linhares, Folgosinho e Loriga oferecem uma introdução mais bonita à paisagem serrana. 


Se há uma vila na Serra da Estrela com verdadeiro ar de montanha é Manteigas a 700m de altitude, cujas casas caiadas de branco contornam o Rio Zêzere. A abordagem de qualquer direção é dramática: do Sabugueiro e do oeste a estrada serpenteia em curvas sinuosas; de Belmonte e do leste a paisagem fluvial é mais bucólica; enquanto do sul há a descida de tirar o fôlego pelo vale glaciar do Rio Zêzere. Este último percurso leva-o até à cidade passando pelas termas terapêuticas das Caldas de Manteigas e até ao fundo do vale fértil do Zêzere, com a própria Manteigas a estender-se pela encosta íngreme oposta.



Dê Manteigas conduzimos a autocaravana ao longo de uma estrada estreita e ingreme onde apreciamos a vista sobre o Vale de Manteigas




 e sensivelmente a meio pudemos saborear a água fresca e cristalina de uma nascente.


Já na estrada principal continuamos a subida em direção a Torre, pelo caminho deslumbramo-nos com a vista no miradouro do vale glacial.



Paragem obrigatória no miradouro do Mocho Real do para fazer umas memorias




passamos pelo túnel da serra




seguimos o percurso até ao topo, visitamos a Torre! 





do topo vimos realmente paisagens de cortar o fôlego.


A Serra da Estrela oferece aos seus visitantes paisagens fantásticas, assim como tem bons produtos regionais destacamos o delicioso queijo da Serra da Estrela, fomos comprar alguns artigos regionais á vila do Sabugueiro 








Comentários