De Autocaravana percorremos a Rota da cidra no Pays d'Auge Normandia

 O Pays d'Auge, localizado a leste de Calvados, é a área mais emblemática da Normandia.


Mesmo no coração da Normandia, o Pays d'Auge é uma área montanhosa que se encontra entre Caen e Rouen. É famosa pelas suas coudelarias, queijos e macieiras. Com a sua paisagem verdejante e as suas aldeias autênticas, é uma região encantadora para visitar.


De Pont l'Évêque a Livarot, passando por Lisieux, esta é a terra dos pomares de macieiras, coudelarias e casas em enxaimel.


Terra nativa do camembert, só o Pays du d'Auge oferece a imagem da generosa Normandia. 

Um verdadeiro refúgio de paz propício à tranquilidade dos seus habitantes e dos seus animais.

Na casinha com rodas percorremos a rota turística chamada " rota da cidra"

 explora a parte da área mais adequada para fazer cidra e calvados: o melhor território para macieiras é de fato as primeiras encostas do Pays d'Auge, entre a planície de Caen com seus pântanos a oeste e as altas colinas a leste.


 ( A Rota da Cidra ) é uma rota circular marcada com cerca de 40 km  de comprimento, que passa por muitos produtores de cidra de Pays d'Auge. A rota passa por Beuvron-en-Auge, Victot-Pontfol,  Saint-Ouen-le-Pin, Bonnebosq e Beaufour-Druval e Camembert. Ao longo das estradas sinuosas, vimos campos e pomares, castelos, quintas, casas mediavais e senhoriais... Todo o encanto do Pays d'Auge.


De Pont l'Évêque a Livarot, passando por Lisieux, esta é a terra de belas Vilas e Aldeias, delas destacamos

Beuvron-en-Auge 

A área de Pays d'Auge está repleta de habitações históricas. 


Dentro dela, a bela Beuvron-en-Auge é particularmente repleta de pedras preciosas. Admire o Vieux Manoir do século XVI, as elaboradas casas em enxaimel dos séculos XVII e XVIII e o Auberge de la Boule d'Or do século XVIII, uma antiga pousada clássica. Nas redondezas da vila e da região, procure oficinas de artesanato e locais de venda de produtos locais, que muitas vezes pode provar no local. Esses passeios são inestimáveis.







Como amantes de antiguidades apreciamos muito Beuvron-en-Auge, passeando pelas boutiques especializadas localizadas em todo o centro. Todo segundo domingo do mês, as  Beuvr'Antiques  atraem uma multidão entusiasmada.






Continuando a nossa rota da cidra seguimos em direção de Camembert.


Não poderíamos passar pela pacata Aldeia Camembert sem irmos visitar a Casa do Queijo símbolo de França. 


Graças a um delicioso queijo macio, o nome camembert é conhecido no mundo todo. 

Portanto, para nós foi uma surpresa saber que Camembert é apenas uma pequena, mas muito pitoresca, clássica Aldeia Normanda de edifícios em enxaimel. A grande atração aqui é claro, o queijo Camembert.




 Destaque da visita à pitoresca Aldeia 


Mais queijo, por favor! Diz-se que em França há uma variedade diferente de queijo para todos os dias do ano.  Nesta culinária de condução extravagância, fomos  provar – e aprender sobre – alguns dos melhores queijos franceses. 

Visitamos a Casa do Queijo símbolo da França, o Camembert faz parte do quotidiano gourmet.


No espaço de dois séculos, tornou-se tão familiar para que é considerado patrimônio gastronômico nacional. Este produto local, que representa para além das fronteiras francesas um certo lado popular, expressa paradoxalmente o refinamento francês.





Em 1791, durante a Revolução Francesa, foi a poucos passos daqui, no Manoir de Beaumoncel, que nasceu Camembert, do encontro de um padre refratário e um fazendeiro de Augeronne: Marie Harel.


Ao restaurar um edifício do início do século XVIII no coração da vila, a Maison du Camembert oferece uma vitrine para os queijos franceses mais emblemáticos e homenageia Marie Harel nos locais históricos do nascimento desta grande saga.



A visita à casa do queijo deu água na boca, deixamo-nos seduzir por uma experiência única: a degustação comparativa de todos os tipos de camemberts, acompanhados por um flute de cidra.



Também  descobrimos outros tesouros do queijo normando como Livarot, Pont l'Evêque e Neufchatel que, como o Camembert de Normandie, beneficiam da AOP (Denominação de Origem Protegida).

Desejos de queijo saciados, seguimos a nossa rota da cidra, explorando o Pays d'Auge, localizado a leste de Calvados, é a área mais emblemática da Normandia.



O nosso Touring de autocaravana em França continuará para sul... sobre isso, falaremos na próxima postagem!

Até lá, boas rotas de autocaravana.


Para os que queiram ver os filmes dos sitios por onde passámos, visite o nosso canal no YouTube aqui




Comentários