Na rota da Alemanha em autocaravana, visita ao Museu da Mercedes - Benz em Stuttgart

De todas as vezes que incluímos a Alemanha na nossa rota de viagem de autocaravana, é impossível não incluir a visita a um dos orgulhos de Suttgart.


Sendo esta cidade o berço de duas das fabricas mais condecoradas do mundo, visitamos o Museu da Porsche para vermos a sua incrível coleção de ícones de corrida: muitos amigos começaram a dizer-nos que o Museu da Mercedes em Stuttgart era ainda maior e melhor, então, pouco tempo depois, lá estávamos.


A estrutura é realmente enorme e foi concebida de uma forma muito original: a enorme praça inicial é a "base de lançamento" para 3 grandes elevadores que são projetados para parecer que somos um personagem de Metropolis por Fritz Lang.


O caminho da visita começa do alto. no 9º andar e desce até ao chão, na parte inferior, antes de entrar na visita propriamente dita, encontrámos uma livraria, alguns bons conceitos de várias épocas, máquinas de discos e um bar para fazer uma pausa antes ou depois da visita.


O interior do edifício é modelado na espiral de DNA de dupla hélice que contém o código genético humano e, portanto, está comprometido com o conceito de originalidade da marca Mercedes-Benz: criar coisas totalmente novas para a mobilidade do homem, sempre - desde a invenção do o automóvel ao conceito de exposição


O conceito de exposição do Museu Mercedes-Benz é tão inigualável quanto a tradição da empresa: em nove níveis que cobrem 16.500 metros quadrados, 160 veículos, mais de 1.500 exposições ao todo, apresentadas em duas rotas turísticas conectadas, podem ser vistas. A proximidade com a matriz da Mercedes-Benz em Stuttgart-Untertürkheim rompe a lacuna entre tradição e modernidade.


Do piso térreo fomos transportados por um elevador até o último andar, de onde dois passeios nos levaram de volta ao ponto de partida em longas curvas pela extensa coleção. Ao sair dos elevadores retrofuturistas, deparamos-nos perante o verdadeiro início da mobilidade moderna como a conhecemos. Uma série de exemplos pioneiros de motores de combustão interna são exibidos juntamente com os primeiros veículos experimentais de 2, 3 e 4 rodas.




Sete salas "Legend" estão dispostas no primeiro circuito, contam a história da marca em sequência cronológica. 

O Museu da Mercedes-Benz é o único museu do mundo que pode apresentar a história de 120 anos da indústria automobilística completa desde o primeiro dia. 

Estes primeiros exemplares estão mais familiarizados com bicicletas e carruagens do que com carros reais, mas é tão fascinante observar quanta estrada já foi percorrida desde aqueles primeiros anos.  




Seguindo o percurso desde este ponto do Museu começa a descer e em cada andar são exibidos muitos exemplos de uma determinada época junto com todas as referências históricas do mesmo período.


Isso é realmente útil porque nos ajuda a avaliar os produtos Mercedes em comparação com os anos em que foram projetados e construídos.

Para a segunda etapa do nosso percurso, uma série de veículos é organizada em cinco salas "Collection" separadas nas quais, ao longo de décadas, o portfólio da marca e a coleção são apresentados com toda a sua diversidade. Outra característica especial: pela primeira vez, o Museu agora também documenta a história de mais de 110 anos de veículos comerciais da Mercedes-Benz.


Esses objetos são realmente uma surpresa ininterrupta porque perdem quase todos os recursos que estamos acostumados a ver nas nossas deslocações diárias.




O visitante pode alternar entre os passeios a qualquer momento as exposições são apresentadas em duas rotas turísticas conectadas entre si a exposição interior e a exposição  da helice externa.

Desde o ultimo ponto, andamos uma dúzia de passos até à primeira exposição,  a hélice externa é uma das muitas características inesperadas desta exposição: quando penso na marca Mercedes estou mais focado em modelos de luxo, performance e grandes berlinas de 4 portas mas visitando o Museu descobri o quanto a Mercedes Benz se envolveu no desenvolvimento das máquinas de especificação de trabalho.


O transporte público é uma das primeiras áreas de intervenção e pode-se ver exemplos desde a primeira metade do século passado.





Seguindo o percurso iniciamos a descida para o piso seguinte

À medida que vamos descendo cada andar, fica um pouco mais fácil de reconhecer os ícones da Mercedes com os quais todos estamos mais ou menos... de uma forma ou de outra, familiarizados.




As linhas clássicas e super elegantes começam a encontrar seu lugar na carroceria aerodinâmica desses modelos.




O interior também é incrível e é uma verdadeira evidência de como o conceito de luxo foi concebido há mais de 70 anos.




Esses automóveis são realmente enormes em comparação com os exemplos atuais, mas graças às incríveis habilidades dos construtores de carrocerias, as suas dimensões não são um problema para o observador.



Por falar em dimensões, vamos para algo completamente diferente e a milhas de distância dos luxuosos descapotáveis ​​de dois lugares: os camiões!




A Merdedes tem uma forte tradição na construção de fortes cavalos de batalha e muitos deles estão expostos na exposição. Entre eles é possível ver em loco um dos veículos que ultrapassou os limites do "transporte comercial": na década de 50 a Mercedes construiu um transportador super rápido para sua equipe de F1 que podia viajar a mais de 160 km/h para trazer os carros da fábrica às pistas e de volta à fábrica em caso de acidente ou atualizações.




O andar seguinte mostra a forma inconfundível do 300 SL Gullwing, provavelmente um dos carros mais bonitos já produzidos.


E, por trás dos modelos clássicos, um super-raro 300 Slr Uhlenhaut Coupe é exibido em toda a sua glória.



O Asa de Gaivota da  Mercedes - Benz o inconfundível 300 SL Gullwing


Entre 1954 e 1957, o Mercedes-Benz 300 SL foi oferecido como coupé com portas articuladas e entre 1957 e 1963 como roadstar.



A combinação de cores - carroceria prateada e interior em couro vermelho - parece impressionante mesmo para os padrões atuais. Não consigo imaginar o quão legal seria fazer uma viagem dentro de um desses..



Do lado dos veículos especiais este piso é dedicado a todos os carros que foram produzidos para vips e situações únicas como o porta-aviões da equipa de futebol Deutsch, os passeios de muitos presidentes e reis e até o "Papa-móvel".




A visita está a decorrer, o tempo passa rápido, vamos para os anos oitenta e o peculiar design quadrado. Este é o padrão dos Mercedes com que me acostumei considerando que tirei a carta de condução no início da década de oitenta.




No meio da história da marca Mercedes encontramos um Mercedes com matricula portuguesa, no placar de informações indica que pertenceu ao Sr. Pereira, taxista do Porto e que fez com ele mais de um milhão de kilometros sem problemas


O penúltimo andar é dedicado aos veículos experimentais que foram usados ​​para estudar combustíveis alternativos como hidrogênio e motores elétricos. Aqui vimos alguns exemplos de tecnologias contemporâneas que para mim são difíceis de entender devido à minha pouca experiência em híbridos e geradores.


O Museu apresenta não apenas a emocionante história da marca Mercedes-Benz, mas também revela vislumbres do futuro. 



Falando em algo mais fiel às minhas atitudes, finalmente chegamos ao fundo do edifício: esta parte é totalmente dedicada à tradição de corrida da marca e muitos dos veículos de corrida mais reconhecíveis são implantados numa exibição em curva.





Esta solução é muito funcional mostrando a evolução ao longo de mais de 100 anos de competições.






Nâo só os carros, mas também as roupas, equipamentos e prêmios de várias épocas estão expostos ao lado da área principal de exposição.


Muitos "Silver Arrows" compartilham a primeira seção do circuito com o seu design simples, mas super eficaz.


Um dos modelos vencedores de Fangio e um dos brinquedos de Mika Hakkinen foram desmontados e apresentados numa estrutura que revela a maior parte da forma como foram construídos.


Os carros do grupo C são sempre um grande choque para mim porque sempre estiveram entre os meus favoritos no universo das corridas.


Outro ponto interessante é o incrível nível de detalhes dos últimos modelos de F1 com todos os seus ajustes aerodinâmicos e peças mecânicas miniaturizadas.



No final das contas, não é uma tarefa fácil dizer qual dos dois museus é o melhor e estou convencido de que não adianta tentar resolver essa questão. Porque, como um petrolhead, acho que há sempre tantas coisas para ver e aprender em todas as ocasiões que realmente gosto de cada pedacinho disso.


Mas se você quiser um conselho turístico, aqui está: enquanto o museu da Porsche é na verdade um museu de história das corridas, o da Mercedes é  um museu de história automóvel . Mas, o melhor é ver os dois, sem dúvidas!



Chegados ao local de partida, tempo para uma pausa para refrescar e repor calorias.



Arquitetura do Museu


A arquitetura do Museu é obra do UNStudio van Berkel e Bos em Amsterdão. A Sua impressionante modernidade parece marcá-lo como um design do futuro – mas ao mesmo tempo preserva a tradição. A arquitetura ilustra a herança da marca. O interior do edifício é modelado na espiral de DNA de dupla hélice que contém o código genético humano e, portanto, está comprometido com o conceito de originalidade da marca Mercedes-Benz: criar coisas totalmente novas para a mobilidade do homem, sempre - desde a invenção do automóvel  à visão pioneira da condução sem acidentes.



O Museu Mercedes-Benz é o melhor e único lugar do mundo onde, desde os primórdios até o presente, se pode vivenciar a história do automóvel e a lenda encarnada pela marca Mercedes-Benz de uma forma completamente nova e fascinante.


Localização 

Museu Mercedes-Benz

Mercedesstraße 100

70372 Stuttgart - Alemanha


Se a nossa rota de viagem de autocaravana na Alemanha for de seu interesse... fique atento! por que não receber as últimas notícias diretamente no seu mural do Face? Siga a página Autocaravana life no Facebook  

Comentários