Fomos visitar o Museu do Automóvel de Turim - Itália

Museo Nazionale dell'Automobile (também conhecido como MAUTO ) em Turim é um dos maiores museus do mundo dedicado à indústria automóvel e fabrico de automóveis.


História e construção

Turim tem uma longa história e tradição de projeto e fabrico de veículos motorizados; Aqui foram fundadas a Fiat, Lancia, Iveco, Pininfarina, Bertone, Giugiaro, Ghia, Cisitalia; era portanto, natural que o museu do automóvel mais importante de Itália estivesse localizado nesta cidade.


Inaugurado em 1960 é dedicado a Giovanni Agnelli fundador da FIAT, o edifício do museu e a exposição permanente foram completamente renovados em 2011. O MAUTO é hoje uma das atrações turísticas mais populares de Turim, tanto para os “petrolheads” como para o público em geral.


O projeto de renovação visava tornar o Museu Nacional do Automóvel mais atrativo para o público em geral, começou em 2004 com um concurso de arquitetura. Um dos pontos chave do projeto vencedor do arquiteto Cino Zucchi foi a criação de um piso térreo multifuncional no qual vários serviços públicos – uma recepção, uma livraria e uma cafeteria – foram dispostos em torno de um impressionante pátio coberto chamado Piazza concebido para acolher exposições temporárias e eventos especiais.


Atenção especial foi reservada para a pele do edifício. A fachada antiga foi revestida com novos revestimentos, feitos com painéis de vidro com diferentes graus de transparência para dar ao museu uma aparência externa uniforme e brilhante, que evoca um pouco a carroceria de metal de um carro desportivo da década de 1950.


Numa área de 11.000 metros quadrados - o Museu Nacional do Automóvel de Turim


exibe uma coleção de mais de 200 carros icônicos – produzidos em Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Holanda e Estados Unidos – datados de 1854 em diante .


A grande coleção permanente do Museu Automóvel de Turim é focada na história do automóvel desde as suas origens até os dias atuais, apresenta tanto veículos produzidos por marcas italianas incluindo Ferrari, Abarth, Alfa Romeo, Fiat e Lancia – quanto peças históricas internacionais como Cadillac, Mercedes Benz, Ford, Jaguar e Rolls Royce.

A exposição, projetada pelo cenógrafo suíço François Confino em colaboração com o Studio LL.TT , de Turim, visa combinar o rigor científico com a capacidade de cativar e intrigar o público, usando tecnologias multimídia, interativas e audiovisuais de ponta .


A exposição permanente começa no segundo andar do museu, ao qual se chega a uma praça coberta por uma imponente escadaria.


A primeira secção da exposição intitula-se O automóvel e o século XX e, em vinte e uma salas, retrata a história do automóvel desde as suas origens até aos dias de hoje.

Nas galerias, dispostas cronologicamente, os carros são contextualizados por meio de instalações multimídia, reproduções de obras de arte, grandes painéis gráficos, áudios e vídeos que relacionam cada veículo com seu meio histórico e social .



As origens do carro: a carruagem a vapor Bordino de 1854


O pioneirismo da história automotive: ao fundo, a entrada de uma oficina mecânica e garagem reconstruídas de 1900, onde sons e vozes de mecânicos, junto com carros antigos, criam uma experiência intrigante. 


Em primeiro plano, a reconstrução do “Jamais Contente”, um veículo elétrico construído na Bélgica em 1899


“Fervor mecânico”: reproduções em grande escala de obras de arte colocadas atrás de carros do início do século 20 reconstroem o espírito da época e o amor pela velocidade e ação da era do futurismo


A seção “Crazy Twenties”, um Rolls Royce 40-50Hp ladeado por retratos de famosas “divas” da década de 1920


Os carros expostos no museu são sempre contextualizados por meio de imagens, sons, objetos e vídeos relacionados ao seu tempo; à esquerda, um SPA 23 de 1922; à direita, um Lancia Aprilia 1948 e um vídeo sobre estudos pioneiros em aerodinâmica


Um protótipo da Fiat Turbina de 1953, exibido junto com grandes reproduções de seus desenhos técnicos originais, simboliza o “milagre econômico” da Itália após a Segunda Guerra Mundial



Um Citroen DS 19 1955 é o ícone da seção “Revolução Francesa”


Automóveis que encarnam particularmente o espírito de uma época são colocados em cenários algo “teatral” junto com vídeos e sons. À esquerda, um Jaguar E, ícone dos “felizes anos 60”, e um recorte de um Volkswagen Transporter “Flower-power” no qual são projetados vídeos de shows musicais da época.


Ao final da primeira galeria, os visitantes descem até o primeiro andar, que abriga uma segunda seção expositiva, intitulada O Homem e o Carro, focada na relação entre pessoas e automóveis.

Nas oito salas de exposição, abrangendo uma área total de 3.800 metros quadrados, esta seção apresenta vários temas desde o papel especial que a indústria automotive tem para a cidade de Turim, até o processo de produção e fabrico de automóveis. Cada galeria temática foi projetada para criar diferentes tipos de experiências algumas seções estão voltadas para o visitante único, como a dedicada à história da publicidade automobilística

 

enquanto outras convidam grandes grupos de pessoas a se reunirem em torno de instalações impressionantes, como a Fórmula, a seção dedicada às corridas de carros, particularmente à Fórmula 1.


A galeria Man and the Car também antecipa o tema do design e estilo do carro, que é desenvolvido em uma seção específica localizada no piso térreo; esta é a última galeria antes de os visitantes voltarem à “Piazza” onde começou o percurso expositivo.



Num piso de vidro, um grande mapa relatando a impressionante galáxia de fabricantes e empresas relacionadas de carros históricos de Turim


A reconstrução de uma linha de montagem de automóveis cujo resultado é um automóvel fictício (um FIAT 500) totalmente feito de pequenas maquetes do mesmo modelo


O carro de corrida Mercedes-Benz W196 com o qual Manuel Fangio venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1954 e 1955


“Formula” é uma instalação impressionante com uma cavalgada de vinte veículos F1 e super desportivos...



O Ferrari F2003-GA com o qual Michael Schumacher venceu o campeonato de pilotos de Fórmula 1 em 2003


A secção “automobilissimo”, com vários factos curiosos relacionados com automóveis, o carro em primeiro plano é um “Bedelia” de 1911, um dos carros mais estreitos alguma vez fabricados.


Dois dias de visita bem passados neste fantástico Museu do Automóvel de Turim

Adoramos este museu!  Que coleção extraordinária!  É incrível como organizaram o percurso dos visitantes com todas as explicações necessárias até para os menos técnicos entenderem os carros e sua história.  Recomendaria a qualquer um!

Endereço: Corso Unità d' Itália , 40,10126 Turim - Itália 


Siga a nossa página do Facebook e tenha todas as actualizações do nosso Blog no seu próprio mural do Facebook 


 Autocaravana life no Facebook 












Comentários